Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

sexta-feira, 20 de junho de 2008


LÍNGUA JAPONESA

O básico do Nihongo - Minha experiência

Cheguei ao Japão em Janeiro de 2002 e por quase 3 anos morei em Tokyo. Na cidade em que morei não haviam brasileiros, por isso houve um pouco de dificuldades para me adaptar. Meus pais são japoneses, residentes no Brasil há mais de 40 anos. Com eles aprendi o nihongo e também fiz curso básico de japonês no bairro em que morava.
Senti muitas dificuldades quando estive em Tokyo, o básico do nihongo com certeza me ajudou muito, conseguia me comunicar com os japoneses. A minha dificuldade maior era quando ía aos hospitais, prefeitura, banco, escola das crianças e também no trabalho. Não havia ninguém que me ajudasse a traduzir documentos, a preencher formulários, a ler os recados vindos das escolas... era um sufoco!!! Os dias pareciam intermináveis! Eram dicionários de japonês-inglês, inglês-português, português-japonês, livro de kanji(chegava a contar com quantos pauzinhos se escrevia tal kanji....) e ainda mais não tinha internet pra me ajudar!!!
Sofri...mas posso lhes garantir que aprendi muito!
Hoje sei me "virar bem", fico mais segura quando converso com japoneses, posso ir ao hospital e preencher os formulários que me apresentam, consigo conversar com o médico e tirar dúvidas; fui à imigração japonesa levando documentos e formulários preenchidos em nihongo e consegui o visto permanente, não precisei contratar nenhuma firma para fazer isso por mim. Tudo isso por conhecer a língua japonesa!

Sei das dificuldades que os brasileiros tem por não saber falar o nihongo.

Ouvi muitas casos de pessoas que ficam quase o dia inteiro em um hospital para ser atendido. Não para ser atendido pelo médico, mas esperando que a tradutora se desocupe para poder acompanhá-lo na consulta; e vocês sabem, que a consulta com o médico não leva nem 5 minutos!

E no trabalho, quantos problemas seriam evitados se você soubesse falar o básico do nihongo?

Quantas vezes você não se saiu prejudicado por não poder expor sua opnião?

Se você se interessar em aprender o nihongo, acompanhe o meu blog, estarei dando um curso de japonês básico, nesse blog você poderá comentar e sugerir algum artigo, no que puder, estarei te ajudando!

57 comentários:

milene disse...

Nossa parabens pela sua atitude!!! Gostaria de falar com vc!!! meu email milene-squarca@hotmail.com
obrigada e mais uma vez Parabens!!

yoko disse...

Oi Milene, obrigada por visitar meu blog, inicie-o a apenas alguns dias então gostaria que me desse sugestões sobre algum tema que eu possa estar postando. Conto com sua ajuda. Até +!!!

milene disse...

eu tenho bastante dificuldade com creche sei la podia colocar frases comum mesmo do dia a dia..

Eiko disse...

ola...como digo assim..eu pego,eu ja peguei,como se conjuga???onegaishimaçu.

Eiko disse...

o que significa essas palavras...kurushi,tada,seki,yapari,dakedo.

yoko disse...

Oi Eiko, obrigada por visitar meu blog. Estarei utilizando essas palavras nos próximos artigos, com exemplos vai ficar mais fácil você entender. Até lá! Espero por mais sugestões. bye!

Maura Umemura disse...

Estou gostando de seu blog, pois estou estudando nihongo sozinha em casa e as palavras estão me auxiliando muito. agora posso ter um direcionamento em meus estudos pois as vezes acho q não estou aprendendo nada.
Muito obrigada. Maura.

yoko disse...

Oi Maura, que legal poder estar te ajudando! Não sou tão expert no nihongo, mas pode acreditar, sabendo o básico já é o suficiente pra gente se virar bem aqui no Japão. Gambatte né, conto com sua ajuda pra ir incrementando mais o blog, mande sugestões.

Anônimo disse...

como se traduz vassoura?

yoko disse...

vassoura em japonês é houki

Édson disse...

ok valeu pela tradução da vassoura.

Luiz Carlos Araki disse...

Olá parabéns por estar disponibilizando seu tempo e seu aprendizado para ajudar os nossos compatriotas aqui no Japâo...gostaria de trocar algumas ideias sobre o dia dia e o convivio com os japoneses, por favor se puder me escreva.. investwork@hotmail.com antecipadamente agradeço.
Att
Luiz

yoko disse...

Olá Luiz, obrigada por visitar meu blog. No que puder te ajudar pode contar comigo, estou à disposição para pesquisar e postar novos artigos que vocês sugerirem. Vamos manter contato através deste blog ok? Bom final de semana!

Ayeka disse...

É realmente uma bela iniciativa essa que você esta fazendo. Estou aprendendo nihongo em casa, sozinha, então têm lá as suas dificuldades e toda ajuda é bem-vinda.
Espero poder contar com suas lições também hem!?
Parabéns pelo blog!!!

yoko disse...

Legal saber que também está gostando. Saiba que também acompanho seu blog, está na lista de meus favoritos. 頑張りましょうね!

Anônimo disse...

Por favor como se diz: Ligação de telefone a cobrar em japones?

ivone disse...

Oi Yoko,estou gostando de ver,a sua iniciativa esta apoiando muitas pessoas,acho q tbm vou estudar com vc,sera q posso?Te desejo muito sucesso,se vc precisar d alguma coisa pode contar comigo,ok,bjs,se cuida.
Ivone.

yoko disse...

Obrigada por visitarem meu blog, na medida do possível estarei respondendo as perguntas.

Telefonema à cobrar:
Ryoukin chakubarai de denwa wo kakeru.

yoko disse...

Ivone, minha amiga! Obrigada pela força! Você não precisa dessas aulinhas né? Conto com você para me dar sugestões sobre outros artigos, você como eu, sabe das dificuldades que os brasileiros têm com a língua japonesa e ensinar o básico da língua à eles já ajuda né? valeu!

Hugo Bessa disse...

tenho uma amiga q morou 7 anos no japão. hj ela dá aula d japones numa escola d idiomas daqui do interior d sp.
vou falar com ela do seu blog.
abraço

http://episodiosemserie.blogspot.com/

leonardo disse...

Muito boa a idéia do blog....
Sempre tive vontade de aprender japones...

Abraços!

Adriano Villa disse...

Obrigado por visitar o meu e agora eis meu comentário... Eu sinceramente admiro as pessoas que decidem morar no Japão... É um lugar diferente demais de tudo que conheço, sem mencionar que, escrever japonês, além de uma pessoa normal, tem que ser um verdadeiro artista... parabens e o mais importante, vc conseguiu superar todos os obstáculos. felicidades
estou adicionando seu blog no meu blog, relacione o meu também se puder. obrigado

nane_carey disse...

obrigada pela visita :D

blog disse...

Tive uma namorada que morou no Japão por algum tempo e afirma até hoje que eles, os japoneses, são altamente racistas. Explico. Qualquer um se orgulha de ver um estrangeiro tentando comunicar-se na língua de seu país. Segundo ela, os japas não querem isso. Fecham-se. Ela tentou naturalizar-se japonesa, já que é neta de japas. Dançou. Somente os filhos de japoneses podem fazer isso.
É o máximo em racismo. Ou ela está equivocada?

Julianaa, disse...

'Tambem tá começando agora néah,
muito interessante o blog!
quando atuaalizar me avise tá !?

Vaaleu , pelo comentário ;**

Antonoly disse...

Pôxa, muito interessante, criativo e útil o seu blog, gostei e vou divulgar para meus amigos.
Beijos!

Michel Domenech disse...

É muito bom quando a gente realmente se esforça para aprender algo e depois de um longo esforço consegue dominar aquilo =]

respondendo por aqui o que comentasse no meu blog, eu ainda não ouvi falar sobre os estudos que estão havendo aí que relacionam a personalidade com o tipo sanguíneo, mas achei bastante interessante (bem mais lógico do que signos hehe) =]

Wander Veroni disse...

Olá!

Que fantástico o seu relato sobre como a comunicação é importante para um ser social. Gostei mais ainda da sua iniciativa de criar um blog com curso online do idioma. Parabéns!

Depois passa lá no Café com Notícias.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Douglas disse...

Que legal, não sou de descendencia oriental nem tenho pretensões de ir ao japão, e sei que isso não é requisito pra que se aprenda japonês, mas sempre achei muito bacana falar o idioma, é bem provavel que acompanharei o blog....obrigado pela visita e comentario no meu blog....até mais.

Lucas de Oliveira disse...

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀
que interessante!!!

gostaria muito de aprender japonês...
mas acho muito complicado..

abçs,


Lucas de Oliveira
▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀

Hugo Bessa disse...

Tem que ter muita coragem pra viver assim em outro país.
Eu admiro quem consegue.
Tem uma amiga que viveu 7 anos no japão. Morou 7 anos lá e agora tá dando aula de japones na wizard daqui.
Boa sorte.
Abraço

http://episodiosemserie.blogspot.com/

James Bond disse...

Deve ser muuuito dificil... será que aprendo?

Gonzo Laranja disse...

ai ia ai....
japones é muito complicado.... difícil demais guria....

um abraço....

Joyce Carpes disse...

Nossa que legal!
Eu comecei a aprender japonês no começo do ano, mas meu professor queria mais se divertir com a minha cara do que ensinar. Conclusão foi que acabei não aprendendo naaaaada!

Curte parceria?

Se topar adicionar meu blog nos seus recomendados eu adiciono o seu no meu =)

Confirma por e-mail por favor

joycarpes@hotmail.com

Sidney disse...

parabens por passar essa experiencia para outras pessoas.e se preocuopar en ensinar ninhogo ao outros que chegao aqui.isso é muito importante pra todos! que bom que existe pessoas assim.e muito util para todos!!! muito obrigado
abraços continue assim...

sidney

severo disse...

Yoko parabens pelo blog muito interessante , mas queria falar de outro assunto q foi o q me trouxe até aqui , visto permanente ...
minha noiva esta no japão ela é nissei e esta tirando este visto pra depois retornar ao brasil e nos casarmos e posteriormente eu ir tbm por isso quero aprender a lingua antes de ir ou ao menos um pouco dela ...
agora minha dúvida vc disse q tirou o visto por conhecer a lingua e tals e estamos anciosos pela saida do visto ela tbm fala muito bem o nihongo e me ensina algumas coisas ja...
mas sei q o tempo pra sair o permanente é de 6 meses a 1 ano hj em dia , mas minha maior dúvida é qual seria uma base depois dos 6 meses pra q saia o visto só uma base mesmo pois o dela ja faz 9 meses e nossa esperar mais 3 meses parece uma tortura e ja q possui o visto poderia falar um pouco sobre ele tbm ... venho procurando pelo google mas nw se tem muita informação sobre isso gostaria de saber quando obeteve o visto e quanto tempo demorou ...
muito obrigado aguardo resposta e ja adicionei o blog nos favoritos vou tentar aprender algumas coisas tbm bjus ...

Anônimo disse...

Ola gostei da sua experiencia com a lingua japonesa ha alguns dias atraz me interessei em aprender a lingua japonesa. este interesse surgiu do nada como na lingua inglesa!
até o 2 grau escolar minhas notas de ingles eram nao mais que 3,0 rsrsrs logo apos sair da escola,encontrei um livro todo em ingles e resolvi por mim mesmo traduzi-lo!, bem 2 anos depois hoje eu falo ingles fluentemente e a 6 meses entrei numa escola particular e confesso tudo o que vejo lá eu ja aprendi por mim mesmo bem antes!!! mas bem deixando de lado a lingua inglesa que ja nao é um segredopra muita gente...e como estou interessado na lingua japonesa me add no msn eltonjoanis@hotmail.com ok! ficarei mto grato e feliz se me der umas liçoes basicas! !!! obrigado!

JAIRO ALVES disse...

OI YOKO SAN TUDO BEM? MEU NOME É JAIRO E SOU BRASILEIRO CASADO COM DESCENDENTE E SEI FALAR UM POUCO DE NIHONGO, MAS GOSTARIA DE FALAR BEM MAIS DO QUE EU SEI, COMO POSSO FAZER PRA SER SUGOI ASSIM QUE NEM VC? DOMO ARIGATOU GOZAIMASU, EU GOSTARIA DE SER SEU AMIGO MEU MSN É JAIRO_KAMI@HOTMAIL.COM E O MEU ORKUT É JAIRO ALVES... ESTOU DE TERNO

elaine disse...

Oi Yoko, ainda bem que existe pessoas como vc que ajuda outras sem pedir nada em troca,pois todas as pessoas que conheci e que sabiam falar nihongo se negavam a ajudar,nao gostavam de fazer nenhum favor. Continue assim parabens.

Andrea disse...

Oi Yoko, adorei seu blog e já coloquei ele em meus favoritos. Confesso q estou um pouco perdida aqui no Japao, e seu blog vai me ajudar muito.Obrigada.Se quiser me adicionar,meu msn: deanava@hotmail.com

Anônimo disse...

yoko!!

prazer me chamo rodrigo moro em hamamatsu
gostaria d desejar meus parabens pois estou aprendendo muito com seu blog:)..

a sua historia esta servindo como uma licao d vida pra mim q tenho apenas 3anos d japao
e tenho muita dificudadi com a lingua japonesa mais assim como vc eu e minha familia estamos se esforçando para aprender....

meu email e:
rodrigo_morikawa@hotmail.com

valeuu...

YOKO disse...

Olá pessoal, fico feliz que estejam gostando do meu blog. Espero que possam aproveitar o máximo das lições. Qualquer dúvida me escrevam, estou à disposição para ajudar no que for possível. Bons estudos à todos. Abraços

rcd disse...

Ola Yoko,tenho muita vontade de aprender o Nihongo, só que não sei por onde começar Yoko,estou aprendendo Hiragana e Katakana aos poucos,mais paro por ae ..nao consigo conciliar as palavras ou guardar frases, quando um Japones vem falar comigo,fico nervoso e acabo cortando o papo,gostaria de dicas de como aprender o basico, tenho muita vontade mais, estou desorientado ..Parabens pela Iniciativa do Blog ..Muito bom ...estou ouvindo as musicas e acompanhando as letras em romanji ..

Anônimo disse...

Uma pena o site está, desativado !!
já foi muito bom !!
Pena ...

Anônimo disse...

oohhhhh!!!parabéns muito bom mesmo..tdo q vc falou é a pura realidade esta me ajudando bastante...arigatoo gozai mashita...

Anônimo disse...

 初めまして、私は由美子です。東京出身の日本人です。東京で非日系のブラジル人と結婚し長女を妊娠中にリオデジャネイロに引っ越してきました。私はこっちに来て6年がたちます。
 今、近所にある私立の幼稚園、小・中学校で入門の日本語を教えています。学校には日系人なんて1人もいないので大変です。週1回だけですが、毎回何を教えるか悩んでいます。そんな時にこのブログに出会いました。ようこさんってすばらしいですね。私自身、ポルトガル語も日本語もこのブログで勉強させてもらっています。もちろん授業でも使わしてもらっていますが...
 長くなりましたが、感動したのでコメントしました。これからも是非是非がんばってくださいね、応援しています!
 
 私のe-mailは  donayumiko@hotmail.com です。

YOKO disse...

Olá pessoal, estou um pouco afastada do blog, faz tempo que não tenho feito postagem nova :(
mas prometo que arranjarei um tempinho para me dedicar novamente à este blog. Recebo e-mails quase que diariamente e isso me deixa muito contente, afinal de contas, o meu objetivo foi alcançado. Parece que muitos perceberam a importância de se conhecer a língua do país em que moram. Obrigada à todos, voltarei em breve!!!! Boas aulas!!!! MINNA GAMBATTE NE :)

rcd disse...

Olá Yoko , fiquei feliz, por ter reaparecido, todos os dias acesso o site, deixei uma postagem acima outro dia, gostaria de poder ter dicas de nihongo, eu e minha esposa, estamos estudando nihongo, pela prefeitura de Kariya..vi que vc eh de Takahama, poderia me mandar um email ?!
rcd.pdl@hotmail.com ,ficarei grato pela atenção !!

Anônimo disse...

OI Yoko meu nome e Cristiana de Oliveira queria te dar os parabens voce uma pessoa maravilhosa pelo fato de dividir seu conhecimento com os outros poderia ter quardado para voce mas não o fez estarei rezando por voce todos os dias para que so tenha felicidades em sua vida pessoas de coraçao bom sao dificeis grande bjo no seu coraçao Deus sempre esteja com voce ah estou estudando as suas aulas muito obrigado pela ajuda.

Anônimo disse...

desculpe pelo erro ortografia nao vi guardado rss

Anônimo disse...

Olá Yoko! Meu marido tambem morava na Vla.Carraõ....será que vc não conhece a família dele????o mundo é grande...mas quem sabe.... E da família Kishimoto...bjs!

Isabella disse...

Amei o blog.... ele eh bem pratico tem me ajudado com os estudos! To aprendendo nihongo por conta propria pela internet e eh mt bom quando achamos um bom lugar pra pesquisar......Obrigado1

Anônimo disse...

yoko parabens pelo seu blog, comeiçei a algum tempo a estudar a lingya japonesa sozinho, e gostaria de algumas dicas iniciais estou començando agora desde ja agradeço domo arigato gozaimasu meu email é caaf2008@hotmail.com

Anônimo disse...

yoko seu blog tem me ajudado muito no aprendizado do nihongo mas sinto que tenho estudado de forma errada, voce pode dar agumas dicas de como estudar nihongo de forma mais facil.E se nao for pedir de mais qual e o tipo de trabalho para sansei ai em tokyo.rodrigocavalcan@bol.com.br

Anônimo disse...

olá yoko parabens pelo blog!!!estou fazendo aulas de nihongo a um mês,só que tenho dificuldades de treinar a comunicaçao,pois não conheço ninguem q fale japonês,como posso treinar a pronuncia e o racíocinio na criação de um dialogo no dia a dia?obrigado e parabéns novamente!!!

Anônimo disse...

Parabens, Milene pela sua garra, não e facil aprendermos outro idiomas, em especial esse, fico feliz q vc esta bem por ai..se aulgum dia eu ir ao japão com ceretez passo ai para t dar um oi..
Bjus...

Andrew Costa disse...

muito ja tambem estou no japao e ja estou dentro desta experiencia e E muito dificil demais da conta esta vida de estrangeiros no japao e ainda mais em tokyo aonde Eu tambem estou aqui as ofertas do Sistema Social da Prefitura e do governo em geral sao minimas ja em outras cidade do interior e com mais brasileiros peruanos e bolivianos a bondade E maior em Servicos e Ajuda ao Estrangeiros Tokyo realmente nao E uma cidadde para encarar o Japones a primeira Vista ........

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!