Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Blogagem Coletiva - Importando o Folclore

Hoje é dia 31 de outubro - Dia do Halloween. Não tem nada a ver com este blog, onde ensino o nihongo - Língua Japonesa, mas abro este espaço para deixar a minha participação na Blogagem Coletiva, da qual me inscrevi no início do mês. Acho importante divulgar as culturas, não só do Brasil como do mundo inteiro.
Aqui no Japão, país onde moro há 6 anos, o Dia do Halloween não é comemorado como nos Estados Unidos, não encontramos crianças vestidas à caráter, batendo em nossas portas. Só nos lembramos que o dia está chegando quando entramos em lojas e algumas delas estão enfeitadas com artigos referentes ao tema Halloween. As crianças comemoram esse dia nas escolas ou se reúnem na casa de algum amiguinho.
O Japão é o País irmão dos Estados Unidos, então tudo que acontece lá, "vem" pra cá! A economia, por exemplo, é reflexo da crise que começou nos EUA. O Japão sendo um País tão rico, com uma cultura única e tão apreciada em todo o Mundo, deveria declarar essa independência aos EUA.
Aqui moram cerca de 300 mil brasileiros, cidades onde há uma maior concentracão de brasileiros, comemora-se o Carnaval Brasileiro! Muitos dizem que os japoneses são um tanto preconceituosos, em relação aos brasileiros. Não acho isso, acho sim que, a falta de comunicação levam muitos a pensarem dessa maneira.
Vejam algumas fotos da festa, que acontece anualmente em várias cidades do Japão:










Para nós, que estamos longe do Brasil, é uma forma de mostrar um pouquinho do nosso País, que apesar da violência e tudo o mais, é um País onde se preserva o Amor, o Companheirismo, a Amizade, a Família, a Alegria! Isso com certeza os japoneses perdem feio! E viva o Brasil!

Ah... fiquei sabendo que dia 31 de autubro é o Dia do SACI? Será que em alguma região do Brasil essa data é comemorada?

Bjs a todos da Blogagem Coletiva!

23 comentários:

Jorge C. Reis disse...

Aqui em Portugal não comemoramos o Dia das Bruxas, mas na noite de Todos os Santos, as crianças andam de porta em porta pedindo o "Pão por Deus" e recebem dinheiro e guloseimas.
Belíssima colaboração na Blogagem Colectiva.
Abraço
Jorge

Mikasmi disse...

Aqui em Portugal o dia das só é comemorado pelas crianças mais pequenas, e nas escolas, de resto mia nada acontece.
Não importamos o Hallowen.

Abraços

Ronaldo disse...

Obrigado pela participação!!!

Também gostaria de saber se é comemorado!!!

Os EUA querem invadir tudo!

Abraços

Lino disse...

Quando estamos fora queremos mostrar o que somos. Nessa hora, a cultura fala mais alto e o hallowen, uma festa com a qual nada temos a ver, fica mais distante.

Tatah Santini disse...

HUm, gostei de saber que aí no Japão se comemora o Carnaval brasileiro. Muito legal!!
=D

evipensieri disse...

O Japão ainda preserva muito das suas tradições.

Elvira

lavanderiavirtual disse...

Yoko, obrigado pela presença e pelo comentário no post da blogagem. :-)

Muito bom saber, por uma brasileira, que os japoneses não são 'esnobes' com o povo brasileiro que aí vive. Concordo contigo que a falta de comunicação deve atrapalhar bastante.

Gostei das informações sobre o carnaval por aí. Aparentemente, pelas fotos, parece que tem muita japonesa no samba. :-) Os japoneses realmente participam?

Agora, respondendo ao seu questionamento, o Dia do Saci é comemorado em Guarulhos, aqui na Grande São Paulo. Mas foi lá em São Luiz do Paraitinga (interior de São Paulo) que surgiu o pedido, pela Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), para instituição da data comemorativa. Essa informação retirei do site do Ministério da Cultura. Qualquer dúvida, tem o link lá no meu post! :-)

Vou deixar aqui o link da Sosaci, que achei muito interessante.
Sosaci: http://www.sosaci.org/

Beijos!
Juca

lavanderiavirtual disse...

Ah, esqueci de dizer: moro na ZL aqui de Sampa, uns 10 minutos de carro até seu bairro de nascimento. Já passei por lá muitas vezes, inclusive uma amiga morou por lá muito tempo.

E também sou de escorpião! rsrs

Desculpe pela informação inútil. :-)

Osc@r Luiz disse...

Olá, Yoko,

Por falar em originalidade, que bela contribuição você deu. Não apenas à blogagem coletiva, mas também à divulgação da cultura brasileira.
Muito obrigado por vir de tão longe me fazer uma visita.
Vou indicar seu blog à Renatinha, uma amiga oriental que sempre que pode divulga a sua cultura. Tenho certeza que ela vai adorar o seu blog assim como eu adorei.
Um beijo e muito obrigado.

Lys disse...

Olá Yoko ! Adorei sua visita... e que coincidência, eu também estou no Japão. Mas apenas por mais um mês :)

Admirar a cultura dos outros e brincar é até saudável ! O problema, como você disse lá no meu blog, está quando esquecemos a nossa própria cultura e absorvemos as outras...

Nisso de se divertir e manter suas próprias culturas o Japão está de nota 10 !

Beijos
Lys

Georgia disse...

Acho muito legal tudo isso e valorizo. Eu também vivo há 15 anos longe do Brasil. Minha discussao sobre o tema é: Por que nao se comemora o nosso folclore e se comemora algo como o Halloween? Porque há uma busca incessante das pessoas pelo místico, pelo mal, pelo se esconder atrás de uma máscara.
Eu, particularmente nao toparia uma festa dessas, mas por exemplo nao proibi meu filho de brincar na escola com os amigos. Mas é uma festa que nao tem nada a ver com a nossa cultura. E me pergunto será que tem a ver com os americanos também? É uma questao de ponto de vista. Cada um tem o seu e respeito. É o livre arbítrio e dele eu nao abro mao. Direitos iguais, nao? rs.

Gostei muito do seu post.

O Japao tem tantas tradicoes lindas, pena que nós bbrasileiros só copiamos esse tipo de festa de Halloween. Vê lá se brasileiro copia alguma festa japonesa? E olha, que Sao Paulo tem tanta história desse povo tao querido.

Grande beijo e volte sempre

Serena Flor disse...

Olá minha querida,
venho te agradecer a visita ao Alma Poeta e dizer que concordo plenamente contigo quando diz que temos que dar valor à cultura do nosso país.
Se um país não valorizar a sua cultura corre o risco de perder a sua identidade não é mesmo?
E adorei seu post, principalmente de saber que aí também se comemora o carnaval.
E realmente o fator comunicação atrapalha e muito o estreitamento entre as pessoas.
Um beijão minha querida e mais uma vez obrigada pelo comentário no meu blog.
Um largo sorriso pra você!
Serena.

Fernanda disse...

Olá Yoko,
obrigada pela visita e comentário no meu blogue.
Veja só, o Carnaval ser comemorado no Japão, tb não seria estranho? Afinal provém de uma outra cultura, outro povo! Por isso a minha posição é de abertura, pois a interculturalidade é um facto, cada vez maior com as novas tecnologias! Agora, não impede que valorizemos e promovamos as nossas tradições.

Gosto imenso da cultura japonesa; é um país que me fascina, e que está na minha lista dos países a visitar. Voltarei cá!
Beijos.

Gaspar de Jesus disse...

YOKO
Vim agradecer o seu comentário à minha Postagem no Arte Fotográfica.
Fantástico, receber no meu Cantinho de Afectos uma visitinha de alguém que vive no outro lado do mundo.
JAPÃO...deve ser Fabuloso, a avaliar pelas amostras que os Mídia nos fazem chegar.
Excelentes as Imagens do Carnaval aí no Japão, mas penso que as Mocinhas são brasileiras, será que as Japonesas não levam jeito para desfilar ?
Obrigado
Beijinhos
Gaspar de Jesus

crazyseawolf disse...

Olá Yoko, adorei a sua visita. Nossa, pelas fotos parece o Brasil mesmo!
O problema do preconceito é por causa das besteiras imperdoáveis que alguns de nossos compatriotas fazem pelo mundo, denegrindo assim nossa imagem.
Beijos!!!

William disse...

Olá Yoko...Aqui Boa noite..Ai Bom dia.
Bacana sua participação. Gosto quando voce fala em amor, amizade, familia, companherismo. suas palavras são no meu entendimento - a essencia do seres humanos na terra. È para isto que fazemos parte deste mundo. Para plantar tudo isso.

Parabéns!!

Sonia H. disse...

Olá, Yoko,

Muito obrigada por sua visita. Gostei muito do teu texto sobre o carnaval brasileiro no Japão.
Volte mais vezes.
Um abraço,

Su disse...

Querida,
muito obrigada pela participação e comentário do meu texto da blogagem coletiva, fico maravilhada em saber que ai no japão brasieliros como vc preservam a nossa cultura e mais feliz ainda pela folia do carnaval dai... fiquei louca de vontade de conhecer!!!
Beijos e muito obrigada!!
Volte sempre!

tetê disse...

Muito boa a sua participação! Sabe, algumas amigas minhas que estavam comemorndo o Halloween ficaram com vergonha e incluíram o Saci na festa! Tenho a impressão que no próximo ano vai ter maior participação! Obrigada pela visita! Nunca tinha ouvido falar em "ninhongo"... Por isso é que eu sempre digo: Blog também é cultura! Bjks Tetê

Annah Paulah disse...

Pois é amiga, aqui mesmo em Londrina onde eu moro a data passou "batido" não ouve absolutamente nada, além de programações em ALGUMAS escolas.Creio eu, que com o passar dos anos, e com a agitação do mundo, fez alguns valores se perder, graças a algumas poucas pessoas que dão a devida importância a cultura, que ainda temos vagas lembranças como a do Halloween.
Não me conformo ver essa acomodação no Brasil, até entendo outros países com guerras e situações políticas lastimáveis não dar tanto espaço as datas comemorativas em termos da cultura.Mas o Brasil?!Um país tão tranquilo onde deveriamos e podíamos sim comemorar nossas datas festivas e datas de países alheios.
Mas ainda penso que um dia o Halloween será tão bem recebido e comemorado no Brasil quanto é nos EUA.
Beijos
Adorei seu Blog

Iza disse...

Olá!
Também gostei muito de ter participado desta blogagem.
Através de seu texto pude conhecer um pouco mais do que pensam os estrangeiros sobre nós brasileiros.
Beijos!

calidri disse...

OLÁ,MUITO LEGAL SEU BLOG.IMPORTANTE ESSA COISA DE MOSTRAR UM POUCO A CULTURA DE OUTRO PAIS,PRINCIPALMENTE QUANDO APROVEITAMOS PARA MATAR SAUDADES!

Anônimo disse...

ola !!!!
Infelizmente o dia do saci nao esta oficializado
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Saci
E comemoramos o Halloween,que não énossa cultura nativa,esquecendo do nosso saci...

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!