Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

LÍNGUA JAPONESA

Nihongo - ARIMASU OU IMASU - Como usar corretamente

Como usar corretamente o VERBO TER

Modo Formal : ARIMASU
Modo Informal : ARU
ARIMASU / ARU : usa-se quando se referir à alguma coisa ou algum objeto.

Watashi no ie no chikaku ni eki ga arimasu. - Perto de minha casa tem uma estação de trem.


Kono hen ni gakkou ga arimasu? - Aqui por perto tem alguma escola?


Anata wa unten menkyoushoo arimasu? - Você tem carteira de motorista?


Yamada san, Burajiru ryouri tabeta koto ga arimasu? - Sr. Yamada, já comeu comida brasileira?


Yamada san, Burajiru no ongaku kiita koto ga arimasu? - Sr. Yamada, já escutou música brasileira?


Modo Formal : IMASU
Modo Informal : IRU
IMASU / IRU : usa-se para pessoas e animais.

Watashi wa ippai tomodachi ga imasu. - Eu tenho muitos amigos.


Inu to neko ga imasu. - Tenho cachorro e gato.


Imawa shigoto wo shite imasu. - Agora estou trabalhando.


Kodomo tachi wa kouen de asonde imasu. - As crianças estão brincando no parquinho.


Kareshi imasu? - Tem namorado?


------------------------------------------------------------

FORMA NEGATIVA :
Arimasu / Aru - NAI
Imasu / Iru - INAI

------------------------------------------------------------

Como exemplo, usarei as mesmas frases acima só que na forma negativa.

------------------------------------------------------------

Watashi no ie no chikaku ni eki ga nai desu. - Perto de minha casa não tem estação de trem.


Kono hen ni gakkou ga arimasu? - Aqui por perto tem alguma escola?
Iie, nai desu. - Não, não tem.


Anata unten menkyoushoo arimasu? - Você tem carteira de motorista?
Iie, nai desu. - Não, não tenho.


Yamada san, Burajiru ryouri tabeta koto ga arimasu? - Sr. Yamada, já comeu comida brasileira?
Iie, tabeta koto ga nai desu. - Não, nunca comi.


Yamada san, Burajiru no ongaku kiita koto ga arimasu? - Sr. Yamada, já escutou música brasileira?
Iie, kiita koto ga nai desu. - Não, nunca escutei.


-------------------------------------------------------------

Watashi wa amari tomodachi ga inai desu. - Eu não tenho muitos amigos.


Inu mo neko mo inai desu. - Não tenho nem cachorro e nem gato.


Watashi wa shigoto wo shite inai desu. -Eu não estou trabalhando.


Kodomo tachi wa kouen de asonde inai desu. - As crianças não estão brincando no parquinho.


Kareshi imasu? - Tem namorado?
Iie, inai desu. - Não, não tenho.

10 comentários:

Eder Carneiro disse...

Olá
Saberias me dizer quando devo usar "desu" e quando devo usar "imasu"? Andei aprendendo pelo live mocha, e tem dois exemplos onde um está usando "watashi wa futtote desu" e outro onde está "watashi wa yasete imasu", que seriam dois antonimos. Também naum sei porque ando escrevendo "ona" ou "onna" e não tow consguindo converter no kanji de mulher. Se me adicionares no msn (se ja naum tiver cheio demais de gente pedindo ajuda) fico grato =D
eder.carneiro@ig.com.br

Juliano disse...

Meu problema é idêntico ao do Eder.
Qual a diferença entre 'desu' e 'imasu', quando devo usar um, e quando devo usar o outro?

YOKO disse...

Juliano, obrigada pela visita ao meu blog, espero que esteja gostando. Gostaria que deixasse o seu e-mail para que eu possa estar te respondendo assim como fez o Eder. Obrigada.

Luiza Marilac disse...

Também estou com uma enorme duvida sobre IMASU e e DESU, era bom q ñ respondesse só pro e-mail pois as vezes necessitamos com urgencia e a espera é ruim...

msmo assim Grata.

borges_inmaewillyleah@hotmail.com

Anônimo disse...

Quando devo usar o termo (imasu) ou ( desu )?
Qual a diferença ?
Ex.: temos as frases : - Watashi wa sega takai desu. ( Eu sou alto )
- Watashi wa futotte imasu. ( Eu sou gordo )
- Watashi wa toshi wo totte imasu
- Watashi wa yasete imasu.

Por acaso tem relação com o fim das palavras?

YOKO disse...

Para as pessoas que têm dificuldades no uso do DESU e do IMASU fiz uma postagem para explicar. Clique em: Uso do DESU e do IMASU

Helena disse...

Oi, eu tenho uma dúvida.
No site Live Mocha estava escrito "Atana wa te no ue ni arimasu", mas segundo a sua explicação, não deveria ser "imasu"?

Anônimo disse...

excelente explicação...tirou-me as dúvidas. Obrigado

carla mariana disse...

Imasu é estar ou ter

carla mariana disse...

Imasu é estar ou ter

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!