Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Hoikuen - Youchien

Há alguns anos atrás minha filha foi matriculada no youchien. Naquela época eu não sabia diferenciar o youchien do hoikuen. Se você for trabalhar fora, você coloca seu filho no hoikuen que é uma creche. Agora, se você não trabalha fora, você o coloca no youchien, que é a pré-escolinha. Lá as crianças aprendem a escrever/ler as primeiras letrinhas e os números. É uma preparação para o primário.


Aqui vão algumas palavras novas usados na escola:

enji - crianças que frequêntam as escolinhas
hogosha - pais, tutor
hogosha-kai - reunião dos pais
jugyou - aula
jugyou-sankan - visita dos pais na sala de aula
katei-houmon - visita do professor na casa do aluno
undou-kai - evento esportivo realizado anualmente
sensei - professor(a)
enchou sensei - diretor
kyoushitsu -sala de aula



Alguns materiais escolares:

enpitsu - lápis
pen - caneta
keshi-gomu - borracha
iro-enpitsu - lápis de cor
nendo - massinha de modelagem
nooto - caderno
hon - livro
e-hon - livro com desenho
nuriê - livro para colorir
origami - papel para dobraduras


Algumas brincadeiras:

buranko - balanço
suberidai - escorregador
oni gokko - pega-pega
kakekko - apostar corrida
nawa-tobi - pular corda
booru-assobi - brincar com bola


Os bentôs não estão bonitinhos? Amei!!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

São umas coisinhas tão txutxuquinhas. DHWUDH. Ammeii

Anônimo disse...

ola Yoko
achei esse blog o maximo!meus parabens!
matriculei minhas filhas no youtien
e concerteza vai me ajudar mto com as palavras tipo do material...brincadeiras etc.arigatou
ah amei os bentos..lindoooo

Natalia disse...

Olá Yoko,parabéns pelo blog amei!!!Tem de tudo!
Até me animei para estudar o nihongo rsrs...
Bjs

Anônimo disse...

Ola o youchien [e mais cara q o hoikuen?
Vc sabe me dizer se o youchien tem abatimento no valor quando faz declaração de imposto de renda anual?

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!