Esta página tem: postagens e comentários
Pesquisa personalizada

domingo, 7 de dezembro de 2008

Takusan e Totemo

Os dois querem dizer: muito, abundante. Então quando usar o takusan ou o totemo.

Em relação à algum sentimento, usa-se o totemo.

Kodomo ga umarete totemo ureshii desu.
Estou muito feliz pelo nascimento de meu filho.

Kare to wakarete totemo sabishikatta desu.
Me senti muito só quando me separei de meu namorado.

Nihon wa totemo sukidesu.
Gosto muito do Japão
.

Em relação à abundância de coisas(materias, objetos, pessoas) usa-se o takusan.

Watashiwa takusan tomodachi ga imasu.
Eu tenho muitos amigos.

Takusan tabete ne!
Coma bastante tá!

Koen ni takusan kodomo ga imashita.
No parque haviam muitas crianças.

2 comentários:

marcia_picoloto@hotmail.com disse...

minha sensei ainda nem te paguei pela aulas ne rsrsrs

Hidekin disse...

Que legal, não sabia disso e fazia errado =/
obrigado pelo post ^^

Postar um comentário

Faça o seu comentário aqui, gostou da postagem? Alguma sugestão/crítica/pergunta? Assim que possível estarei respondendo! obrigada!